Contacte con nosotros a través de este correo electrónico info@redmaristan.org.
26/12/2018
Apertura cohorte 2019 del Doctorado en Salud Mental Comunitaria
El Doctorado en Salud Mental Comunitaria recibe postulaciones para la apertura de la cohorte 2019 hasta el 31 de marzo de 2019.
26/12/2018
Apertura cohorte 2019 de la Maestría en Salud Mental Comunitaria
La Maestría en Salud Mental Comunitaria recibe postulaciones para la apertura de la cohorte 2019, hemos extendido la fecha de preinscripción hasta el 31 de enero.
26/12/2018
La carga de los trastornos mentales en la Región de las Américas, 2018
Publicación de la PAHO WHO Mental Health
25/11/2018
La Universidad Técnica Federico Santa María (Valparaíso, Chile), junto a la Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP), pone en marcha el presente programa de ayudas para la formación de doctores.
30/10/2018
19TH WPA WORLD CONGRESS OF PSYCHIATRY. LISBON, 21-24 AUGUST,2019
Psychiatry and Mental Health: Global inspirations, Locally relevant action
28/10/2018
Managing mental health system complexity
13th ENMESH International Conference that will take place in Lisbon between June 6 and 8, 2019.
A Rede Maristán é um espaço acadêmico de cooperação entre universidades da América Latina e Europa, constituída em 1997, sob o amparo do Programa América Latina Formação Acadêmica (ALFA) da União Europeia. A Rede Maristán é composta pelas seguintes instituições:
Considerando a extensão e complexidade dos temas que envolvem a saúde mental e o conjunto da morbidade psiquiátrica, a Rede inicialmente circunscreveu seu campo de interesse preferencial, optando por desenvolver seus objetivos nas áreas que se ocupam das pessoas com transtornos mentais que necessitam de cuidados mais prolongados na comunidade, seja pela gravidade dos sintomas ou pela importância da sua incapacitação. Contudo, em seu processo de desenvolvimento, a Rede foi ampliando o espectro dessa temática, buscando adequar-se aos interesses e necessidades de seus membros, sem perder o foco na saúde mental e nos cuidados comunitários.
Os objetivos da Rede Maristán são os seguintes:
Fomentar a cooperação, contribuindo para eliminar deficiências e desigualdades entre países.
Desenvolver a pesquisa científica, facilitando a transferência e instalação de novas tecnologias, incluindo novos métodos e instrumentos de avaliação.
Contribuir para a formação de profissionais, no marco dos princípios atuais dos modelos comunitários de atenção à saúde mental.
Inseridos na atividades da Rede estão os Programas de Estudos de Pós-graduação em Saúde Mental e o desenvolvimento de um Estudo Multicêntrico.